quinta-feira, 24 de abril de 2008

From Canada (1)

Até que enfim consegui um tempo pra começar a contar sobre esta vinda ao Canada.

Primeiro uma breve recapitulação dos fatos principais desde domingo e depois disso falo das minhas percepções.
Cheguei no domingo no aeroporto de Toronto e eles haviam perdido minha bagagem! "Welcome to the club!", eu ouvi. Por conta disso, quase perdi meu vôo para London, mas foi tudo bem. Chegando em London: minha mala estava lá!
O clima aqui está ótimo, uns 20-22 graus. Se não esfriar um pouco vou ter que comprar roupas de verão aqui, pois não esperava por um clima tão brasileiro assim! Mas as pessoas estão muito felizes pela rua, pois estava nevando até a semana passada.
A Universidade é muito bonita, uma das mais antigas do Canada, acho que em torno de 100 anos. Depois me organizo pra fazer um fotolog.
Fui muitíssimo bem recebida por aqui. E já fiz contato com duas das maiiores pesquisadoras em desenvolvimento profissional, profissional reflexivo, e mentoria em TO.
Também tenho assistido a apresentações de alguns candidatos a docente, eles estão no meio de um concurso.
Me surpreendi bastante com meu inglês! Valeu Renata! Tem sido bem raras as confusões (ontem alguém me disse ´bed´ e eu entendi ´bad´ e continuei a conversa... crazy!).
Ontem também tive um jantar brasileiro na casa da Lilian, comi coisas que há tempos não comia no Brasil: queijadinha, empadão de palmito... e os canadenses me ensinaram a gostar de caipirinha! É que nunca gostei de caipirinha porque é muito doce, e aqui eles gostam sem açúcar! E não é que eu gostei!
Também fui a um almoço bem canadense na terça-feira, com os alunos do doutorado daqui, mas nada muito diferente do que a gente come por aí: frango assado, salada e pão. Xôxo, né?
Tenho tentado provar as coisas: grapefruit (amargo e ácido: adore!), e uma variedade de cafés, são bem mais fracos mas eles tomam com zilões de coisas: chai laitte caffé, laitte café, just black caffé, com canela, e com outras coisas que ainda não deu tempo de provar. Mas quase todo mundo anda com um copo de café (de 300ml no mínimo) pra todo canto. Hugh!

Sobre diferenças culturais, muitas, mas parece que fiquei mais impactada (me sentindo meio fora) nos primeiros dois dias, depois sei lá, sei que vou ficar pouco tempo e foi passando.

Tenho assistido as aulas de saúde mental, e aí são grandes as diferenças com a pratica. é um outro pensar e praticar Terapia Ocupacional. aos poucos posso ir falando mais sobre o canadian way e a prática centrado no cliente, o que isso significa aqui.

Mas estou bastante ansiosa pois vou apresentar minha prática com o MTOD na quinta-feira que vem e estou tentando preparar algo bem cuidadoso pois tenho um grande receio que eles não entendam nada! Rsss... Vamos ver, vou contando aos poucos.

Por hoje é isso. Tenho que trabalhar um pouco mais, e pesquisar alguns artigos. Que maravilha se ter todos os artigos que se deseja e se precisa em poucos clicks! Sonho! É um absurdo a gente ter que fazer todos os malabarismos aí no Brasil pra ter acesso a isso.

Nenhum comentário: