quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

aprendendo a ser uma boa jardineira

Ontem fui a uma festa de fim de ano, e com amigo secreto - feito de uma forma muito criativa, na qual os presentes eram dados para 'quem tem a cara daquilo' - ganhei um dos melhores 'cuidados' - obrigada CJ!

Mas aprendi mais uma coisa ontem e que posso compartilhar no blog, pois tem a ver com as participantes da pesquisa, que também estavam lá e me presentearam com objetos que vão me acompanhar na fase de escrita - é que elas não queriam se fazer presentes só na fase de coleta! Enfim, tem essa coisa de TO, de deixar marcas concretas no mundo externo, marcas que na verdade são internas também. E funcionou, já usei o meu bloquinho hoje e me lembrei de vocês!

Mas voltando para o assunto: esta experiência está me ensinando a ser uma melhor jardineira, é que precisa ter um cuidado imenso, dedicação, inteireza.
Posso falar que não consigo ver um trabalho de pesquisa-intervenção sem estas características, há confianças em jogo. Mas posso falar também que a gente tem que estar preparado para o que vem depois de um trabalho como este: a construção de relações pessoais que vão além da pesquisa-intervenção, embora tenham sido mediadas por ela.

Ganhei um jardim ontem, com flores belas e raras. Um jardim que ajudei a cuidar e que ainda tenho responsabilidade sobre ele, por obrigação profissional e por desejo, muito desejo.



Para comentár esta postagem:
mande um email para blogdatais@gmail.com