quinta-feira, 22 de novembro de 2007

sobre transcrições e sentimentos

Uma semana de blog!

Durante este ano acompanhei um grupo de terapeutas ocupacionais para investigar o desenvolvimento do raciocínio clínico, em formato de pesquisa-intervenção.
O grupo acontecia a cada quinze dias e depois de cada encontro, que eram gravados, eu transcrevia a gravação.
Transcrever (ou psicografar segundo o Leo) é um processo cansativo sim, mas como se tratava de um grupo e não tinha vídeo, só áudio, este trabalho tinha que ser feito por mim mesma, para reconhecer as vozes das pessoas.
Acontece que este trabalho, ao longo da pesquisa, foi se tornando super envolvente, pois durante a transcrição eu revivia o grupo e ficava mais dentro, mais por dentro, e muitas reflexões aconteciam neste processo, tanto sobre o que o grupo estava produzindo, como sobre a minha participação.

Hoje foi a minha penúltima transcrição e vivi um misto de alegria (só falta mais uma!) e de nostalgia.
Acho que é porque eu nunca tinha vivido assim me dedicando só a uma atividade profissional (mesmo ela sendo do tamanho que é!).
Na minha vida antiga, com todos os meus inúmeros trabalhos, não dava pra perceber direito a coisa que começa e a que termina, era tudo rápido demais, não dava nem tempo de sentir nostalgia - e às vezes nem de sentir alegria.

A Rosibeth, da PUCCamp, me ajudou muito nessa história de sentir a alegria pelos trabalhos! Um brinde a você!

2 comentários:

Unknown disse...

Ai Taís... que punk esta história de alegria pelos trabalhos! Será que um dia chegarei a esta "divindade"???
Será possível viver isto em meio a tantas coisas que fazemos? Acho que momentos de "virar o jogo" podem proporcionar estas coisas, não?

grande beijo!

Anônimo disse...

Oi Tais
uma curiosidade vale tanto quanto uma "xeretice", também é uma forma de
investigação, e assim entrei no seu blog, e gostei!!
Pois é doutorado, é solitário mesmo mesmo quando se faz 1000 coisas junto
com ele, e transcrever entrevistas é reviver várias vezes a experiencia
cada vez de um jeito, voce verá na hora de redigir o texto, "usando" as
entrevistas!
Mas siga o sábio conselho do "Mochileiro das Galáxias"
NÃO ENTRE EM PANICO
NÃO ENTRE EM PANICO NUNCA
E LEVE SEMPRE UMA TOALHA
um abraço