Sempre fico sem saber direito como escrever quando estou no meio do processo.
Estou escrevendo o último capítulo de resultados (não que eu tenha escrito os anteriores!).
É sobre o que foi possível explorar do raciocínio clínico que foi explicitado nos diários reflexivos das participantes da pesquisa.
E como sempre há momentos de êxtase e outros de desespero, uma vontade de que tudo tivesse pronto e também um prazer em estar construindo a coisa.
Enfim...
Estou no meio dos pensamentos sobre como escrever de uma maneira que consiga dizer as diferenças que encontrei em relação à literatura de TO. A principal questão é a definição dos autores que pesquisam Raciocínio Clínico sobre raciocínio diagnóstico e de procedimentos, totalmente voltados para os déficits e para a recuperação da funcionalidade (há também uma questão de cultura profissional e da saúde diferentes, ok...). Embora, eles descrevam outros raciocínios mais ligados à criação de histórias terapêuticas, eles não são nomeados de técnicas ou procedimentos... é uma tensão presente.
E isso é muito diferente de como se pratica a terapia ocupacional das profissionais da pesquisa!
Então, há que se marcar as diferenças.
Ah, devia ter escrito antes, na época... o encontro em dezembro com o grupo da pesquisa foi bárbaro. Além de matar a saudade, começamos uma conversa sobre os resultados. Acho que o grupo considerou que trabalhei direitinho, que nosso trabalho estava ali... mas ainda pedi que elas pudessem me escrever sobre o que acharam...
Outra coisinha, não sei se já há projeto para tradução deste livro para o português, mas recomendo, mesmo com o dólar mais alto, há usados na Amazon. com:
MATTINGLY, CHERYL; FLEMING, MAUREEN. Clinical reasoning: forms of inquiry in a therapeutic practice. F. A. DAVIS COMPANY. 1994.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi! você já concluiu seu doutorado?! estava pesquisando sobre raciocínio clínico e achei uma apresentação sua sobre esse tema e agora esse blog! muito legal de sua parte compartilhar essas informações! parabéns!
Postar um comentário