Gostei muito da iniciativa do meu amigo José Otávio na criação do blog do terapeuta ocupacional.
Lá, ele postou um vídeo e discute a aprendizagem do raciocínio clínico.
Como já disse em uma postagem anterior (27 de agosto) o raciocínio clínico em terapia ocupacional, discutido por Cheryl Mattingly em seu artigo "O que é raciocínio clínico?" publicado no The American Journal of Occupational Therapy, em 1991, não é simplesmente a habilidade de dar razão a uma decisão clínica ou de oferecer razões explícitas para a ação, e também não é a simples aplicação da teoria na prática. O raciocínio clínico está diretamente relacionado à ação e a uma noção antiga de raciocínio prático no senso aristotélico: saber como agir é mais que uma habilidade instrumental, pois envolve a deliberação sobre o que é apropriado para um caso específico, com um paciente específico, em um contexto específico. Enquanto a teoria leva para uma verdade generalizada, a ação sempre acontece num contexto singular e, dada a complexidade e as idiossincrasias do caso particular, o conhecimento teórico tende a se apresentar grosseiro e aproximado, podendo se oferecer como ponto de partida, mas não como uma regra para a ação.
A experiência do Zé com suas alunas, também me fez lembrar do programa de preceptoria online, desenvolvido pela University of Western Ontario, no Canadá, aquela que eu visitei! é um programa auto-dirigido e pode ser feito por qualquer pessoa, alunos de graduação, profissionais iniciantes ou experientes e preceptores/supervisores, é só se cadastrar. Especificamente no módulo sobre 'prática reflexiva' há várias estratégias utilizando cenas em vídeo para disparar a reflexão sobre a ação.
E para quem tem saudades da Lilian Magalhães (PUCCamp), ela aparece em alguns deles.
Para maiores informações sobre raciocínio clínico em terapia ocupacional (material em português), dá para fazer o download da minha dissertação de mestrado na minha homepage.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
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Um comentário:
fiquei orgulhoso com o comentário, acredito que seja um caminho que fortaleça o aprendizado das alunas e nos melhorem como terapeutas... aguarde o videocast... o primeiro videocast de terapia vem poraí...
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