quarta-feira, 27 de agosto de 2008

resultados preliminares(1): características relevantes do programa de mentoria

Decidi começar a postar alguns resultados preliminares do doutorado. Pelo menos, os resultados dos trabalhos que tenho submetido a congressos, eventos e artigos.

Ontem, terminei o texto completo do trabalho "Programa de Mentoria para o Desenvolvimento Profissional em Terapia Ocupacional: a Aprendizagem Colaborativa como Método de Ensino-Aprendizagem" para o IX Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.
Neste trabalho, discuto o conceito de prática profissional como aquela que acontece em situações de singularidade, incertezas e conflitos de valores, e que através dos processos de reflexão na e sobre a ação, o profissional pode tornar explícito seus motivos e crenças, julgá-los de acordo com sua satisfação profissional e até construir novos conhecimentos sobre a prática.
Também falo do raciocínio clínico em Terapia Ocupacional como um processo de raciocínio voltado para o saber como fazer em um contexto específico, com um paciente específico.
Discuto a relação entre processos de reflexão, narrativas e construção colaborativa de sentidos.
Apresento o Programa de Mentoria que foi a base da pesquisa-ação e alguns resultados relativos a avaliação das características mais relevantes para o desenvolvimento profissional, apresentadas pelas participantes da pesquisa.
Como resultados encontrei as seguintes características:
1. Uma certa suspensão das demandas da prática, no sentido de não ter que pensar em ações profissionais urgentes para resolver estas demandas, e assim se aprofundar na investigação da prática e do raciocínio clínico, demarcando uma diferença entre a supervisão clássica e a proposta do programa de mentoria;
2. A importância das ações da mentora ao favorecer a negociação de sentidos e o alinhamento das participantes à proposta;
3. As trocas entre as profissionais mais experientes e as iniciantes, marcadas pelo narrar e compartilhar experiências;
4. O engajamento no processo de reflexão, de investigação da própria prática como eixo do desenvolvimento profissional.

Nenhum comentário: