domingo, 1 de fevereiro de 2009

Finalzinho...

Falta só o capítulo de discussão.
Ufa! Envio a tese para a banca nesta semana.
Daqui uns dias ponho o convite para a defesa.
Enquanto isso, segue o resumo do trabalho:

Esta pesquisa-ação procura compreender as contribuições de um programa de mentoria com foco na aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento profissional e do raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais em início de carreira, sustentada pelo referencial teórico-metodológico da epistemologia da prática profissional, do raciocínio narrativo e da comunidade de aprendizagem. A intervenção da pesquisa caracterizou-se pela participação em um grupo de aprendizagem colaborativa, composto por seis terapeutas ocupacionais iniciantes, duas terapeutas ocupacionais experientes, e pela mentora-pesquisadora; além da produção de diários reflexivos pelas profissionais iniciantes. Os dados provenientes das transcrições dos encontros do grupo e das narrativas escritas nos diários foram submetidos a três etapas de análise: uma análise temática e do processo de desenvolvimento dos temas; uma análise das transformações nos modos de trabalhar no grupo em uma linha do tempo; e a análise dos processos reflexivos evidenciados nas narrativas escritas. Os resultados procuram elucidar aspectos relacionados à configuração do trabalho colaborativo ao longo do tempo, indicando momentos-chave de mudanças caracterizados pela elaboração aberta e honesta dos conflitos e pela construção de relações de confiança, permitindo a explicitação do não-saber e a possibilidade de negociar e construir sentidos acerca de dois pólos essenciais: ser terapeuta ocupacional e a assistência em terapia ocupacional. As negociações e elaborações centradas no primeiro pólo abarcaram dilemas relacionados à competência profissional no início da carreira, ao trabalho na saúde mental, às questões de identidade profissional e às negociações com os contextos institucionais. As produções em torno do segundo pólo evidenciaram a construção de uma assistência que se contrapõe ao modelo biomédico, e a apropriação de conceitos teóricos que sustentam a ação do terapeuta ocupacional no manejo da relação terapeuta-paciente-atividades. Além disso, os resultados referentes à análise dos processos reflexivos evidenciados nas narrativas escritas tomados como processos de raciocínio clínico suscitaram diferenças em relação à literatura da área, indicando que o raciocínio procedimental esteve voltado para a dinâmica da relação triádica, em um agir intencional para a construção de histórias terapêuticas; além disso, os resultados evidenciaram relações entre o raciocínio de diagnóstico situacional e o raciocínio condicional, no esforço de compreender o paciente em sua vida cotidiana, suas condições sociais e emocionais em uma cultura. Neste sentido, é possível compreender esta pesquisa-ação como uma investigação que transita no universo da formação e da prática profissional, e que congrega resultados que ampliam a discussão sobre como processos colaborativos de aprendizagem podem ser meios potentes para disparar atitudes investigativas capazes de sustentar a negociação e a construção de sentidos e significados voltados para a tensão essencial entre desenvolver-se profissionalmente e ter uma melhor prática. Ao colocar a terapia ocupacional como objeto de estudo e os terapeutas ocupacionais como sujeitos capazes de produzir conhecimentos sobre a prática, esta pesquisa também se deparou com resultados que além de elucidarem aspectos constitutivos de uma assistência centrada no sujeito-alvo, também oferecem parâmetros para discussões e novas pesquisas interessadas em construir conhecimentos que possibilitem maiores e melhores sustentações para o que fazemos.

2 comentários:

andre miolo disse...

Lindo pra valer ver, fazer ver, valer narrar, fazer narrar!
parabéns...
andré

Anônimo disse...

Olá,
Acompanho seu trabalho...tb sou T.O, parabéns... muito sucesso...

Elena Lancellotti Larcher