quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

análise dos processos reflexivos

Acho que este período vai ser assim mesmo: análise dos dados para o relatório.
São muitas as possibilidades de análise: de conteúdo (dos diários reflexivos, dos meus retornos aos diários, das produções do grupo), análise dos processos de raciocínio clínico, análise da trajetória individual de cada participante e também da trajetória do grupo, análise dos processos reflexivos.
Estou finalizando essa análise dos processos reflexivos. Ao longo do ano passado todo, já fui analisando que tipo de pensamento reflexivo as participantes da pesquisa mais utilizavam em seus diários, e isso ia me ajudando a retornar os diários (conversa) estimulando diferentes tipos de reflexão.
De modo geral, há quatro tipo de relatos: o que descreve os eventos sem justificá-los (naração descritiva), o que procura oferecer justificativas para as ações (descrição reflexiva), o que procura ampliar as compreensões (reflexão dialógica) e o que procura ampliar as reflexões incluindo aspectos sócio-político-culturais (reflexão crítica).
Essa grade pode ser muito útil para quem quer conduzir processos reflexivos em estudantes, por exemplo. É uma forma de mapear o pensamento para depois saber de que forma e o quê estimular.
Agora, o que eu estou fazendo é conferindo este material, e terminando as análises.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre isso, é o mesmo processo que realizei em minha dissertação de mestrado, que está disponível em minha homepage.


Para comentar esta postagem
envie um email para blogdatais@gmail.com